Nesta 17ª JOPPAQ (Jornada Paulista de Patologia do Quadril) consolidamos a parceria de sucesso com a AsBIO (Associação Brasileira para o Estudo de Infecções e Implantes Osteoarticulares), entidade esta que se dedica não só ao estudo das infecções associadas ao uso de implantes como também ao estudo da estrutura, composição, desenvolvimento e controle das falhas dos implantes osteoarticulares.

O objetivo precípuo do evento é o de priorizar a discussão de temas relevantes ao exercício profissional diário do ortopedista, que transcende os limites específicos da cirurgia do quadril e se estende para condições bastante encontradiças em áreas relacionadas da ortopedia e que igualmente impactam sobre o processo de tomada de decisões diagnósticas e terapêuticas. A ideia é a de fortalecer a medicina translacional, da pesquisa básica até as evidências clínicas que consolidam o processo de tomada de decisões, de modo a privilegiar a segurança e eficácia de procedimentos, quer rotineiros ou de maior complexidade para que, assim, os pacientes sejam de imediato os verdadeiros beneficiários de todas as ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas.

Para isto vamos utilizar técnicas e instrumentos pedagógicos-educacionais específicos que também incluem, desde a participação dos mais relevantes pesquisadores e cirurgiões das áreas relacionadas, do Brasil e do exterior, assim como a participação de técnicos da indústria e de órgãos reguladores e fiscalizadores do desenvolvimento e fabricação dos produtos para a saúde envolvidos nesta temática.

Particularmente esta 17ª edição da JOPPAQ, em conjunto com o II Congresso Brasileiro da AsBIO, terá um impacto estupendo na prática clínica das infecções osteoarticulares (IOAs), uma vez que será realizada apenas 2 meses após o II Consenso Internacional sobre Infecções Osteoarticulares que será sediado na Filadélfia (USA). Um dos coordenadores deste II Consenso, Dr. Thorsten (GER) já tem presença confirmada na JOPPAQ e assim irá nos brindar com os mais recentes avanços no diagnóstico e tratamento das IOAs.

A cirurgia preservadora do quadril também contará com expoentes do tratamento artroscópico (Dr. Dean Matsuda – USA) e aberto (Dr. Michael Leunig – SWI), que também já tem presença confirmada nesta XVII JOPPAQ/II AsBIO.

A reconstrução artroplástica do quadril, primária e de revisão, também terão enfoque priorizado, seja na técnica cirúrgica, abordagens, novos materiais e implantes, assim como na prevenção, detecção e tratamento das falhas de implantes, temas estes coordenados pelo Dr. Seth Greenwald do Laboratório de Biomecânica de Cleveland (USA).

Dr. Pietro Cavaliere, Diretor do Orthopaedic Institute for Southern Italy “Franco Reggiana” , outra presença confirmada no evento, é especialista no tratamento e na pesquisa de reconstruções femorais, acetabulares complexas e infecções periprotéticas, seja em cirurgia primária ou de revisão de ATQ.

As fraturas do quadril serão também motivo de renovado interesse em virtude de novas evidências e implantes que se consolidam na prática cirúrgica mundial.

Contamos ainda com os grandes expoentes da cirurgia de quadril nacional, que sempre prestigiaram este grande evento, assim como infectologistas e os responsáveis por órgãos reguladores, certificadores e de fabricação e distribuição de implantes osteoarticulares.

Temos a certeza de que este evento, bastante pretencioso em seu conceito, estrutura e dinâmica operacional, será de grande utilidade para que os profissionais em atividade possam ter acesso e discutir os mais recentes avanços, nesta área do conhecimento médico, e assim proporcionar aos seus pacientes os benefícios de ações fundamentadas nas evidências clínicas mais consistentes.

 

Dr. Luiz Sérgio Marcelino Gomes
Presidente

Fonte: http://www.sbquadril.org.br