Redes Sociais Facebook Twitter YouTube Google Plus LinkedIn
Lesão do Joelho de Atleta.
Lesão do Joelho do Atleta

Lesão do Joelho de Atleta

Você não precisa ser um atleta profissional para sofrer uma contusão. Entenda melhor como funciona o seu joelho, para evitar lesões.

A carreira de Ronaldo Fenômeno foi marcada por muitos gols, mas também por diversas lesões no joelho. A pior delas foi em 2000. Jogando pela Inter de Milão, o craque partiu em velocidade ao ataque quando, ao firmar o pé direito no chão, perdeu completamente o equilíbrio. O goleador sofreu uma ruptura completa do tendão patelar e saiu de campo aos prantos.

As lesões no joelho, porém, não atingem somente atletas de alto nível. Uma simples corrida ou um passo em falso durante uma caminhada podem ser suficientes. Com o pé fixado ao solo, o corpo gira, deixando o ligamento tensionado até causar um estalo. Pronto: o ligamento cruzado anterior (LCA) está rompido e a dor é enorme.

O ligamento cruzado anterior é uma das estruturas anatômicas mais importantes e funcionais do joelho. Tecido fibroso (como se fosse uma corda) presente no centro do joelho e que liga a tíbia ao fêmur, tem como função básica ajudar na estabilidade desta articulação.

Segundo a Sociedade Americana de Ortopedia, cerca de 150 mil lesões do LCA acontecem todos os anos nos Estados Unidos – este levantamento ainda não foi feito no Brasil. Isso mostra o quanto esta parte do joelho está susceptível a lesões, atingindo principalmente esportistas.

Os sintomas da lesão variam de caso para caso, mas os principais são dor e inchaço. Normalmente, também há dificuldade para apoiar o pé no chão e esticar ou dobrar completamente a articulação. Nestes casos o médico deve ser procurado o quanto antes para realizar uma avaliação inicial e pedir uma ressonância magnética.

A lesão do ligamento cruzado anterior pode ser tratada, no início, com anti-inflamatório, bolsa de gelo e repouso. A fisioterapia também é fundamental. Tudo isso colabora para a melhora da dor e a diminuição do inchaço do joelho.

Quando há o rompimento do ligamento, porém, não há outra solução a não ser costurá-lo através da cirurgia. 

Sites Profissionais e Hospedagem