Redes Sociais Facebook Twitter YouTube Google Plus LinkedIn
::: UNIORT - Unidade de Ortopedia e Traumatologia :::
Problemas

As artes marciais podem ajudar idosos a lidar com a osteoporose

Segundo dados de pesquisa da USP, mais de 60% de traumas corporais sofridos por idosos são resultantes de quedas. Muitas vezes essas quedas ocorrem em conseqüência do enfraquecimento dos ossos, geralmente causado por doenças como a osteoporose. A luta das pessoas de mais idade contra as doenças ósseas tem como principal aliada a ingestão de vitaminas e alimentos que contenham cálcio.

Estudos recentes, divulgados na publicação "BMC Research Notes", indicam que o controle das quedas pode ser aperfeiçoado com a prática de artes marciais, como Kung Fu ou Caratê, auxiliando na prevenção das fraturas nos ossos.

Esses estudos basearam-se no cálculo da força de impacto que tem as quedas de um grupo de jovens saudáveis durante a prática de artes marciais em comparação ao grau de impacto das quedas que pode suportar uma pessoa que sofre de osteoporose.

Desde que possa haver um controle nas quedas das pessoas idosas e que sejam tomadas algumas medidas de segurança, como colchões mais grossos, a prática das artes marciais pode ensinar a ter mais controle do corpo e também como "cair direito", sem que ocorram fraturas.

Sites Profissionais e Hospedagem