Redes Sociais Facebook Twitter YouTube Google Plus LinkedIn
Eu acho que tenho Escoliose... E agora, o que eu faço
Corcunda, Cifose e Hipercifose Qual a diferença entre
Corcunda, Cifose e Hipercifose?

cifose é uma curvatura que está presenta na coluna vertebral de todas as pessoas. Ela é considerada patológica quando essa curvatura está muito acentuada. Essa é a chamada corcunda ou hipercifose, que nada mais é que o aumento acentuado da curvatura da coluna na região dorsal.

A hipercifose pode localizar-se na região dorsal, dorso-torácica e toraco-lombar.

Nós podemos classificá-la como: postural, osteocondrose espinhal, congênita, traumática, metabólica, inflamatóriatumoral e outras.

O aumento da curvatura cifótica promove alterações anatômicas ocasionando o dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento vertebral e pode ocorrer déficit respiratório, por reduzir a capacidade de sustentação da coluna vertebral e também a diminuição da expansibilidade torácica.

A cintura escapular torna-se projetada à frente, com deslocamento da escápulas para baixo e para frente. A musculatura peitoral torna-se hipertônica e a dorsal hipotônica. A cabeça é projetada à frente da linha de gravidade, ocasionando uma hiperlordose cervical.

Toda hipercifose, de um modo geral, tem sua lordose compensadora, cervical e lombar, para dessa forma poder manter a sustentação do corpo mesmo que descompensada.

Suas causas mais comuns são a má postura e o condicionamento físico ruim. Mas pode ser causada também por doenças como a espondilite anquilosante, a osteoporose senil e a osteocondrite.

Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência em recém-nascidos.

Nos adolescentes a hipercifose pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante os períodos de crescimento rápido, é a chamada doença de Scheuermann ou cifoseidiopática.

A cifose postural é muito comum na adolescência, tanto nos meninos como nas meninas. Estes adquirem maus hábitos no sentar, andando, estudando e até mesmo em pé. No adulto, em mulheres idosas, a cifose pode aparecer devido a osteoporose, cujas vértebras em conseqüência de uma rarefação ósseas, ficam fracas ou em forma de cunha.

Também localizamos a cifose postural na adolescência em meninos altos, como forma de esconder sua estatura, para não se destacar perante os colegas de mesma idade. As meninas com mamas muito grandes também adotam uma postura cifótica com o objetivo de escondê-las. No entanto, se estes adolescentes não receberem uma orientação a tempo e adequada, a cifose que inicialmente é postural, pode tornar-se estrutural.

Na dúvida sobre tratamentos ou sintomas, fale com um especialista em coluna vertebral.

Sites Profissionais e Hospedagem