Redes Sociais Facebook Twitter YouTube Google Plus LinkedIn
::: UNIORT - Unidade de Ortopedia e Traumatologia :::

Entenda como Funciona o seu Cotovelo

Fonte: http://ombroecotovelo.net/cotovelo-anatomia.html

Anatomia do Cotovelo

Introdução

O cotovelo é uma articulção que parece uma simples dobradiça, mas quando a complexidade dos movimentos e interação do cotovelo com o antebraço e punho são entendidas, fica fácil ver como as patologias do cotovelo podem trazer grande desconforto ao paciente. Para utilizarmos nossa mão no dia a dia, dependemos de um ombro e cotovelo móveis, estáveis e sem dor.

ESTRUTURAS IMPORTANTES

- Ossos e Articulações
- Ligamentos e Tendões
- Músculos
- Nervos
- Vasos Sanguíneos

OSSOS E ARTICULAÇÕES

O Cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero (osso do braço), a ulna (osso mais largo do antebraço) e o rádio (osso do mesmo lado do polegar). Esta é uma articulação em dobradiça, com função principal de fletir e extender (dobrar). Mas existe uma segunda articulação dentro da articulação do cotovelo onde o rádio (cabeça do rádio) encontra com o úmero. Este articulação secundária do cotovelo é a responsável por rodarmos nosso antebraço com a palma da mão para cima ou para baixo. Este não é um movimento tão simples, é necessário que a cabeá do rádio rode sobre a ulna mas mantendo sua ligação com o úmero para manter a estabilidade.

3

SUPERFÍCIE ARTICULAR
Cartilagem articular é o tecido que recobre o osso em todas as articulações. A cartilagem é um tecido branco, brilhoso com consistencia emborrachada (muito parecida com a parte branca interna de um coco verde) e muito lisa, permitindo as superficies do ossos moverem umas contra as outras sem atrito e sem dano.

4

LIGAMENTOS E TENDÕES

Existem vários ligamentos importantes no cotovelo. Ligamentos são tecidos que conectam um osso a outro osso para manter estabilidade. Um conjunto de ligamentos ao redor de uma articulação forma a cápsula articular, formando uma bolsa firme ao redor da junta, mantendo o líquido sinovial (liquido lubruficante da articulação) e trazendo também estabilidade.

No cotovelo temos dois importantes ligamentos, o ligamento colateral medial (na parte de dentro do cotovelo) e o ligamento colateral lateral (na parte de fora). Juntos estes ligamentos conectam o úmero com a ulna e mantem a estabilidade do cotovelo. Esles podem sofrer lesões nos casos de torções ou luxações (deslocamento) do cotovelo. Se eles não cicatrizarem corretamente o cotovelo pode ficar meio frouxo e instavél.

4

51

Outro importante ligamento é o ligamento anular, uma banda de tecido que fica ao redor ca cabeça do rádio mantendo-a em contato com a ulna. Apresenta uma forma de anel, circundando o rádio.

Existem vários tendões importantes ao redor do cotovelo. O tendão do bíceps liga o músculo do bíceps que fica na parte anterior do braço ao rádio. Você pode sentir este tendão bem na região anterior do cotovelo, como uma corda.

6

O tendão do tríceps conecta o músculo tríceps, que fica parte posterior do braço, a ulna (olécrano) e é reponsável pela força de esticar (extender) o braço.

Os músculos do antebraço cruzam o cotovelo e ligam-se no úmero. Tanto do lado de fora como do lado de dentro existem duas pequenas formações ósseas chamadas de epicondilos (lateral e medial).

A maioria dos músculos do antebraço responsáveis por extender o punho e os dedos juntam-se num único tendão em forma de "leque" e se ligam no epicondilo lateral. Na parte interna, o epicondilo medial é o local de inserção dos músculos do antebraço responsáveis por fechar os dedos e fletir o punho. Estas duas áreas são importantes pois são áreas comuns de dor no cotovelo.

 

7

8

9

NERVOS

Todos os nervos que descem do braço e vão para o antebraço e mão passam pelo cotovelo. Existem 3 principais nervos, o nervo radial, nervo ulnar e nervo mediano. Estes nervos são responsáveis por levar os sinais (ordens) do cérebro aos músculos do braço para realizar os diversos movimentos. Estes nervos tambem carregam sinais sensitivos como toque, dor, temperatura.

Algumas patologias do cotovelo podem ser na verdade patologias dos nervos. Cada um destes nervos passam por túneis que os protegem na região do cotovelo. Os movimentos constantes de flexão e extensão (dobrar e esticar) o braço pode levaar a irritação destes nervos ou eles podem ficar apertados dentro dos túneis gerando dor e fraqueza.

9

VASOS SANGUINEOS

Descendo junto com os principais nervos, temos tambem os principais vasos sanguíneos responsáveis pelo suprimento sanguíneo do braço. A artéria braquial é a principal artéria do braço e cruza o cotovelo bem abaixo do bíceps.

Sites Profissionais e Hospedagem