Redes Sociais Facebook Twitter YouTube Google Plus LinkedIn
::: UNIORT - Unidade de Ortopedia e Traumatologia :::

Luxação ou Deslocamento do Cotovelo

1

 

INTRODUCAO

  • O que é Contusão?
Contusão é quando uma parte anatômica do corpo sofre um trauma, batida.

  • O que é Luxação ?
Luxação é uma lesão grave. Ocorre luxação quando os ossos de uma articulação perdem o contato entre si.

  • Luxação e Contusão são a mesma coisa ?

Não. Contusão pode ser uma lesão simples e Luxação sempre é algo mais grave.


Quando as estruturas articulares da articulação do cotovelo são forçadas elas podem se separar. O cotovelo é a segunda articulação que mais comumente sofre luxação (a primeira é o Ombro). 

Luxações do cotovelo podem ser completas ou parciais (subluxação). Muitas vezes também pode ocorrer fraturas dos ossos adjascentes junto com a luxação trazendo uma lesão gravíssima.

ANATOMIA

Os ossos que formam o cotovelo são o úmero, ulna e rádio. A ulna articula com o úmero numa articulação em dobradiça e o radio articula com o úmero e a ulna para rotação do antebraço.

2

3

3

Existem vários ligamentos que mantem os ossos no lugar, como os ligamentos colaterais medial e lateral e a capsula articular.

CAUSAS

Luxação do Cotovelo é frequentemente ocasionada após trauma, sendo o mais comum a queda de com a mão espalmada e o cotovelo esticado. A força é transmitida pela mão e punho e empurra o cotovelo para fora.

5

Estas lesões também podem estar associadas a fraturas (chamadas de "fraturas-luxações") e são sempre lesões mais sérias.

A grande maioria das luxações de cotovelo ocorrem em adultos jovems em atividades esportivas ou recreativas.

6

SINTOMAS

A luxação completa do cotovelo apresenta-se como uma deformidade evidente no cotovelo, com total incapacidade funcional e dor de forte intensidade. Ocorre lesão dos tecidos como ligamentos. Lesão dos nervos do cotovelo (ulnar, mediano e radial) podem ocorrer.

7

8

DIAGNÓSTICO

Historia clínica e exame clínico demonstram a lesão para médico treinado. Radiografias são necessárias para confirmar o diagnóstico e verificar a possibilidade de fraturas.

 

9

10

11

TRATAMENTO

Na grande maioria dos casos o cotovelo pode ser colocado no lugar (reduzido) sem necessidade de cirurgia, um médico treinado é capaz de realizar o procedimento, muitas vezes é realizado no próprio pronto-socorro.

13

CIRURGIA

Nos casos de incapacidade de redução do cotovelo na posição normal, pode ser necessário uma anestesia geral para o procedimento ou até mesmo a realização de uma cirurgia, principalmente no casos mais graves e com presença de fraturas complexas.


REABILITAÇÃO

Após uma redução manual (fechada), você receberá medicações para o controle da dor e uma imobilização provisória dependendo da gravidade da lesão pode ir de 7 - 45 dias. Após este período, reabilitação é necessária pois o cotovelo é uma articulação que pode evoluir com sequela de déficit de movimento muito facilmente.

Fonte: http://ombroecotovelo.net/cotovelo-lux.html
Sites Profissionais e Hospedagem