Redes Sociais Facebook Twitter YouTube Google Plus LinkedIn
Eu acho que tenho Escoliose... E agora, o que eu faço
Joelho e Menisco Dores nos Joelhos?
Você pode estar com uma Lesão no Menisco!

Você sente dificuldade para apoiar os pés no chão ou sente dores nos joelhos? Sentir dores não é normal, principalmente se isso afetar a sua rotina. Você pode estar com alguma lesão no menisco. Entenda abaixo o que são os meniscos, suas funções, lesões mais comuns e formas de tratamento.

Os meniscos são cartilagens com o formato de “c” que se situam no meio do joelho, entre os ossos da Tíbia e do Fêmur. Os meniscos são muito importantes para a articulação, pois atuam como amortecedores de impacto. Cada joelho tem dois meniscos, um do lado medial (interno) e outro do lado lateral (externo). 

Sem a presença dos meniscos, os impactos suportados pelo joelho vão atingir diretamente a cartilagem que reveste os seus ossos, levando a um desgaste precoce (artrose), com consequente dor e limitação dos movimentos.
 
As Funções do Menisco

As principais suas funções são: 
-absorver impacto
-contribuir para estabilidade articular 
-auxiliar na lubrificação
-proteção da cartilagem 
-melhorar a congurência 

Lesões no Menisco

O mecanismo de lesão no menisco mais comum ocorre por trauma indireto, entorse do joelho (sem contato direto), ou por traumatismo direto. 

O menisco também pode sofrer, ao longo do tempo algum tipo de sobrecarga, instabilidade, artrose, desgaste ou romper-se sem causa aparente. 

Os principais sintomas são: dor do joelho, edema, sensação de falseio, dificuldades para apoiar o pé no chão, limitação para flexo-extensão e, nas lesões mais extensas, um bloqueio da articulação. 

Tratamento do Menisco

Confirmada a lesão, a maioria dos casos requer a cirurgia do menisco. A boa notícia é que hoje o tratamento cirúrgico é feito por meio de videoartroscopia (cirurgia por vídeo), onde o cirurgião faz de duas a três incisões mínimas no joelho (4mm), por onde introduz uma lente conectada a uma micro-câmera de alta definição. A imagem do interior do joelho é transmitida a uma tela, por onde pode-se identificar e tratar as lesões existentes.

Dependendo da lesão, o menisco pode ser suturado, utilizando-se atualmente materiais semelhantes a dardos que aproximam firmemente a rotura até sua cicatrização completa. Após algum tempo, estes materiais se dissolvem e são absorvidos pelo organismo. Se a sutura não for possível, como nos casos onde a parte lesada está esmagada, remove-se somente a parte lesionada, preservando-se a região intacta.

O retorno às atividades ocorre de 3 a 6 semanas após a cirurgia, com tratamento de fisioterapia para a recuperação segura do paciente.

Fontes:

http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12856-dor-nos-joelhos-pode-ser-lesao-no-menisco

http://www.clinicadojoelho.com/styled-9/page9/index.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Menisco

 

Sites Profissionais e Hospedagem