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Sedentarismo e Problemas na Coluna
Problemas

Sedentarismo e Problemas na Coluna

O sedentarismo é hoje um dos principais causadores de problemas na coluna. A correria do dia-a-dia, a falta de tempo para o lazer, a evolução tecnológica e a substituição das atividades físicas por facilidades automatizadas, contribuem para o desenvolvimento de uma população cada vez mais sedentária.

No caso da lombalgia (dor nas costas), o sedentarismo contribui para o aumento das dores musculares, além de prejudicar as articulações.

A prática de exercícios físicos regulares, no mínimo 30 minutos diários, e algumas mudanças de atitude, podem diminuir em 50% o risco de males ligados ao sedentarismo, além de preservar o bem-estar físico e psíquico.

Conheça algumas atitudes simples que você pode adotar para evitar o sedentarismo:

- Evite usar o elevador ou a escada rolante. Utilize a escada.

- Utilize seu horário de almoço no trabalho para fazer pequenas caminhadas. Durante o expediente levante-se a cada 30 minutos e caminhe pelo escritório.

- Para ir a lugares próximos de casa ou do trabalho, não vá de carro, escolha ir caminhando. Assim, além de contribuir com a sua saúde, você também ajuda a preservar o meio ambiente.

- Use menos o controle remoto da televisão. Levante-se para trocar de canal.

- Faça algumas atividades domésticas como limpar e arrumar a casa.

- Se você utiliza transporte público, desça antes do ponto e caminhe.

- Nos finais de semana, evite ficar horas à frente da televisão. Opte por uma corrida no parque ou outro tipo de atividade física.

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