O anfiteatro Hugo Gerdau,  da Santa Casa de Porto Alegre, foi o palco para o evento de 9 e 10 de março da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Quadril, cujo tema foram as fraturas da pelve e do acetábulo.   

Ramiro Zilles, que é o secretário da Regional, conta que foi um evento de sucesso, para o qual foram convidados Mustafa Zoghbi, de Campinas e Tito Rocha, do Rio de Janeiro.

Falaram também especialistas da área da Regional, como Ana Paula da Rocha Freitas, sobre o ‘Atendimento inicial do paciente com fratura de pelve’, Rodrigo Scheidt, sobre ‘Avaliação radiográfica e classificação das fraturas da pelve’, Luiz Henrique Penteado da Silva, cujo tema foi ‘Estabilização da fratura da pelve com fixador externo na emergência e como tratamento definitivo’, Cristiano Diesel, Carlos Galia e Ramiro Zilles Gonçalves.

O convidado Mustafa Zogbi discorreu sobre Lesões do anel pélvico anterior e Abordagem íleo inguinal e Stoppa enquanto Tito Rocha teve como temas ‘Lesões do anel pélvico posterior – sacro-ilíaco e ilíaco posterior’ e ‘Dificuldades nas fraturas ‘envelhecidas’ do acetábulo’.

Duas mesas redondas modernas também foram realizadas, sobre ‘Casos clínicos de fratura da pelve’, moderada por Luiz Henrique Penteado da Silva e ‘Casos clínicos de fratura do acetábulo’, moderada pelo presidente da Regional, Anthony Yépez.

Além desse evento, a Regional realizou um segundo, em maio, no Hospital Ortopédico de Passo Fundo, onde se reuniram os participantes do Clube de Cirurgia Preservadora do Quadril e tem outro evento programado para fim de junho em Gramado. Será durante o Congresso gaúcho de Ortopedia e Traumatologia, o tema será ‘Artroplastia Primária e Revisão de Artroplastia do Quadril e como convidado internacional estará presente John Charity, de Exter, Inglaterra.

A programação da Regional Sul terá continuidade no início de agosto, durante o Congresso catarinense de Ortopedia e Traumatologia, em Florianópolis, em meados de outubro, com nova reunião do Clube da Cirurgia Preservadora do Quadril, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre e se encerra em fins de novembro em Bento Gonçalves, com mais um encontro sobre ‘Artroplastia Primária e Revisão da Artroplastia do Quadril.

Fonte: http://www.sbquadril.org.br/regional-sul-recebe-convidados-para-falar-de-fratura-da-pelve-e-acetabulo/